A Terapia de Indução de Colágeno - Microagulhamento/ Microneedling
- Karina Poli - Biomédica habilitada em Estética
- 24 de mai. de 2020
- 4 min de leitura
Atualizado: 19 de jun. de 2020
Microagulhamento Estético e Funcional.

O primeiro post do meu Blog não poderia ser mais oportuno. Tanto por ser matéria a que me dedico a pesquisar, estudar e aplicar no dia a dia, quanto pelos excelentes resultados confirmados junto aos meus pacientes, seja para fins estéticos ou funcionais. Vem comigo que esta é a sua oportunidade de conhecer tudo relacionado ao "Microagulhamento"!
O “microagulhamento” ou "microneedling" é hoje sem sombra de dúvidas um dos procedimentos mais completos do ramo da estética. Chamado de indução percutânea de colágeno, a técnica apresenta excelentes resultados em diversos tratamentos da pele, como redução de marcas de acne e cicatrizes cirúrgicas; flacidez; hiperpigmentação e melasma; estrias; perda e fortalecimento capilar e dos pelos da barba. Isso sem falar no seu poder de atuação no rejuvenescimento.
O que é a Terapia de Indução de Colágeno ou "Microagulhamento/Microneedling"
O "Microagulhamento" e/ou "Microneedling" consiste no procedimento estético e funcional em que são utilizadas agulhas de diferentes profundidades (0,1 a 3,0mm) para abrir canais na pele, gerando uma atividade inflamatória controlada que estimula a produção de colágeno, por isso a técnica é chamada de "Terapia de Indução de Colágeno", uma vez que é através desses canais abertos, que se torna possível a entrega profundamente dos ativos escolhidos conforme o tipo de tratamento realizado.
Microagulhamento sangra e dói?
O sangue e a dor que tanto afastaram da técnica mulheres e homens, hoje já não se fazem presentes nem são necessários para o resultado efetivo do procedimento.
Antigamente acreditava-se ser necessário gerar sangue para o aproveitamento dos fatores de crescimento vindos do plasma. O sangue era inclusive deixado alguns minutos no rosto da(o) paciente para a absorção dos nutrientes, o que tornava o procedimento muito dolorido.
Hoje sabendo-se da importância de manter a pele íntegra, com as mais modernas técnicas e equipamentos disponíveis para procedimento, aliado ao emprego anestésicos tópicos em pacientes com maior sensibilidade, pode-se dizer que o mesmo se torna praticamente indolor.
Também o uso de ativos nanos e potentes, desenvolvidos especialmente para cada tipo de tratamento, que penetram profundamente na pele sem ter a necessidade de agredi-la, fazem do procedimento uma confortável e eficiente experiência.
Dermaroller, Dermapen ou Infusion?

Para a realização da técnica, pode-se optar pelo uso de três tipos de equipamentos, denominados Dermaroller, Dermapen, ou, ainda, o Infusion. Todos possuem agulhas estéreis e descartáveis, que não devem ser reutilizadas nem mesmo pelo próprio paciente, sob grande risco de contaminação e ferimentos.
O Dermaroller é um rolinho com várias agulhas (podendo chegar em até 540 por rolo), as quais possuem profundidades de 0.20mm a 3.00mm. Pelo seu tamanho e facilidade em deslizar, é um equipamento bastante escolhido para procedimentos corporais em regiões como barriga, colo, bumbum e braços.
Já o Dermapen é uma caneta que se utiliza de cartuchos de agulhas descartáveis. Sua grande vantagem está na possibilidade de controle da profundidade das agulhas e da velocidade das perfurações, proporcionando diversos tratamentos com menor custo, e mais conforto aos pacientes. Muito utilizada para tratamentos na face (que incluem a área dos olhos) o equipamento permite o trabalho com um mesmo cartucho em diferentes profundidades.
Por fim, vale citar que hoje contamos, ainda, com a modera e segura técnica de Infusão. O equipamento, denominado Infusion (Smart GR) é a mais moderna técnica que se encontra disponível no mercado e faz sucesso onde é empregada. Com microagulhas banhadas a ouro, permite que os ativos sejam depositados no interior de seu compartimento e injetados dentro da pele no momento do agulhamento. Muito utilizado para técnica de mesobotox, em tratamentos capilares, de barba, e do melasma!
Como é realizada a técnica do "Microagulhamento"?
A escolha da melhor técnica e dos ativos dos medicamentos a serem utilizados deve ser definida após minuciosa avaliação, sendo muito importante que o paciente se atente às explicações e recomendações pré e pós procedimento, indispensáveis para se alcançar o sucesso no tratamento, uma vez que poderão ser indicados o uso de clareadores tópicos e orais antes e após o procedimento, além de produtos específicos de home care.
Para a realização do microagulhamento é necessária a higienização da pele para que não ocorra nenhum tipo de contaminação, e, caso entenda-se adequada a anestesia, esta deve ser aplicada de 15 a 20 que precedem o procedimento, devendo ser totalmente retirada antes de seu início. Com a pele limpa e desinfectada, poderá ser realizada a técnica a seco ou diretamente com os ativos (escolha que se dá pelo tipo de técnica definida após análise de cada caso). A duração total da sessão é de aproximadamente 30 minutos por área tratada.
Cuidados pós "microagulhamento"
A pele após o procedimento pode se tornar sensível e às vezes com um ardor e vermelhidão, por isso é importante seguir fielmente todas as recomendações de home care do profissional;
Após as 24 horas do procedimento, indica-se fazer uso de fotoproteção UVA/UVB; evitar exposição solar; água quente; bem como comunicar-se com o profissional que realizou o procedimento se necessitar fazer uso de medicamentos como antibióticos e antinflamatórios.
Quantas sessões devo fazer de "Microagulhamento" e qual o intervalo necessário entre elas?
Conforme a técnica e o tratamento escolhido, pode haver a necessidade de realização de 4 a 6 sessões para a obtenção de resultado eficaz, dependendo da área de aplicação e resposta do paciente ao tratamento.
Independente de quaisquer fatores, o intervalo entendido como adequado entre as sessões deve ser de 20 a 30 dias, tempo esse necessário para a recuperação e regeneração dos tecidos.
Existem contraindicações para a realização de "Microagulhamento"?
Sim. O "microagulhamento" é contraindicado em casos de gravidez (se utilizados ativos-medicamentos no procedimento); para pacientes com histórico de problemas de coagulação sanguínea, câncer, lesão ativa aberta, acne ativa e herpes ativa, diabetes não controlada; e pacientes em uso de medicamentos como Isotretinoina (com menos de seis meses); e, aqueles propensos a cicatrizes e queloides.
Apesar de ser um procedimento seguro, o mesmo deve ser realizado exclusivamente por profissionais capacitados e experientes, uma vez que seu emprego inadequado pode gerar de desconfortos, a graves ferimentos e cicatrizes.
Agora que você conheceu tudo dessa técnica, deixe seu comentário, exponha suas eventuais dúvidas e agende sua consulta!
Até o próximo post!
Eu super recomendo o tratamento da pele com microagulhamento. Os resultados são fantásticos.
Adorei o post! Fantástico o procedimento com Infusion!!!